Estética do sorriso através das porcelanas dentárias

Estética do sorriso através das porcelanas dentárias
Estética do sorriso através das porcelanas dentárias

O conceito de estética, os valores que a mídia e a sociedade têm dado à beleza, e a harmonia do sorriso, estão direcionando os pacientes, cada vez mais, para a busca dessa modalidade de tratamento

Dentes tortos, restaurações escuras (amálgama ou metais), restaurações antigas, manchadas nos dentes anteriores, faixa escura na gengiva, em próteses antigas, são as grandes reclamações dos pacientes. Mas, atualmente, um novo conceito em design do sorriso leva os pacientes aos consultórios e clinicas odontológicas, atrás das lentes de contato dental. E para suprir estas necessidades, temos um arsenal de técnicas, procedimentos e materiais para resolução de casos cada vez mais complexos.

Lente de contato de porcelana e coroa de porcelana sobre implante (caso realizado na Clínica Takahashi, Macedo)

Lente de contato de porcelana
e coroa de porcelana sobre implante
(caso realizado na Clínica Takahashi, Macedo)

Dentre eles, as porcelanas dentárias de ultima geração, que cumprem de maneira muito eficaz a função estética. Porcelanas como IPS.emax e IPS d.sign e materiais de infra-estrutura, em Zirconia, são o que tem de melhor, atualmente.

A utilização de materiais estéticos em nossas próteses é uma exigência constante, tanto sobre dente, como sobre nossos implantes dentarios. Materiais como zirconia, dissilicato de lítio, recobertos com porcelanas altamente estéticas fazem parte do nosso dia a dia. Exemplificando abaixo, podemos explicar as formas com que utilizamos estes materiais.

Faceta de Porcelana

Constitui numa “capa” parcial que irá ser “colada”na superfície da frente do dente e necessita de um desgaste maior do dente.

Lente de Contato de Porcelana

Constitui numa “capa” bem mais fina do que a faceta, recobrindo a parte da frente do dente, necessitando pouco desgaste ou, quase nenhum, do dente.

Fragmento de Porcelana

Constitui em “pedaço” de porcelana que será colado no dente com o intuito de alterar sua forma. Em geral, para fechar espaços entre os dentes e aumentar de tamanho.

Coroa Total de Porcelana

Constitui em uma “capa total”, que reveste totalmente o dente. Para isso, o desgaste da estrutura dental é maior. Apesar de todas estas técnicas e materiais é preciso muita cautela para que cada caso seja analisado e discutido juntamente com o paciente e profissional, para que, juntos, analisem o custo-benefício biológico para realização de um excelente trabalho estético e o mais natural possível.

Takahashi, Macedo Odontologia Multidisciplinar
Rua Vergueiro, 2.087 – cj. 903/904
Vila Mariana – São Paulo
Tel. 11 5084.5987 / 5081.5391
www.tmodonto.com.br

CRO SP – CL 9676
Responsável Técnico: Arnaldo Takahashi
CRO SP – 66.678

Imagem: DollarPhotoclub