A construção de um novo sorriso

A construção de um novo sorriso
A construção de um novo sorriso

Nessa edição, a clínica “Takahashi, Macedo” elaborou um passo a passo para quem deseja ter um sorriso bonito e atraente, veja como funciona

Tudo começa na consulta inicial, onde o profissional tem que olhar para a boca do paciente com muita atenção para avaliar o caso como um todo. Desde a saúde gengival, como as retrações, até as restaurações e coroas antigas, o equilíbrio da “mordida”, problemas de articulação temporo-mandibular, equilíbrio entre a estética rosa (gengiva) e a estética branca (dentes), perdas dentárias e de estrutura óssea e muito mais. A realização de radiografias, fotos para análise do sorriso, modelos de estudo e exames complementares é fundamental para que uma equipe de especialistas consiga planejar um sorriso ideal para cada um. Além disso, é de fundamental importância discutir e levar muito em consideração a expectativa do paciente frente a um possível tratamento.

Com todos os parâmetros na mão, o dentista e sua equipe dispões de várias técnicas e procedimentos para alcançar o melhor resultado do caso analisado, o cronograma pode seguir essa linha: Em geral, o primeiro procedimento a ser feito é o planejamento estético do sorriso, que pode ser realizado através de enceramento ou de forma digital. A partir daí, com o resultado em mãos, é montado o protótipo real do novo sorriso, que já pode ser experimentado na boca.

Lentes de contato em porcelana que auxiliam na construção do sorriso mais belo e natural possível.

Lentes de contato em porcelana que auxiliam na construção do sorriso mais belo e natural possível.

Tratar a gengiva e torná-la saudável, além de conscientizar o paciente a manter a saúde bucal. Esse é um passo muito importante para a realização do tratamento e manutenção de tudo que será feito.

Se for necessária a realização de enxertos ósseos ou implantes dentários tem que se aguardar o tempo de osseointegração destes para confecção dos dentes em porcelana definitivos.

Normalmente, o próximo passo é realizar o tratamento clareador, que pode acontecer em consultório, em casa, ou com ambas as técnicas para conseguir um resultado melhor. Após o clareamento dental, podemos trocar restaurações, coroas antigas e realizar o preparo(desgaste), que pode ser invasivo, minimamente invasivo, ou, às vezes, sem desgaste para a realização dos fragmentos, facetas e coroas em porcelana que serão utilizadas para a transformação do sorriso.

O último passo é a instalação de todos os dentes em cerâmica e, para quem sofre de bruxismo (apertamento e rangimento dental), instalar uma placa protetora, tanto para a reabilitação estética e funcional, quanto para proteger as articulações temporo-mandibulares.

Por fim, de tempos em tempos, dependendo de cada caso, é necessária uma consulta de controle para mantermos todo o trabalho realizado e a manutenção de higiene oral, que é de suma importância para longevidade do trabalho.

Takahashi, Macedo Odontologia Multidisciplinar
Rua Vergueiro, 2.087 – cj. 903/904
Vila Mariana – São Paulo
Tel. 11 5084.5987 / 5081.5391
www.tmodonto.com.br

CRO SP – CL 9676
Responsável Técnico: Arnaldo Takahashi
CRO SP – 66.678