Senhora de 101 anos exercita o cérebro para manter-se jovem

Além de investir nos treinos físicos com um personnal treiner, Dona Yolanda Colino faz ginástica cerebral

Está cada vez mais clara a ideia de que o exercício físico melhora muito a qualidade de vida. Mas será que só isso é o suficiente? Dona Yolanda Colino Paolini, aluna mais experiente da rede de franquias SUPERA, diz que não.
Com 101 anos, ela é a prova concreta do ditado “mente sã, corpo são”. Além de ainda colocar o corpo em movimento, não deixa de malhar a cuca com a ginástica cerebral.

Dona Yolanda estuda na unidade SUPERA de Botucatu – SP, conheceu o método em junho deste ano por meio de familiares e iniciou o curso porque, segundo ela, estava “mais para lá do que para cá”, devido a dificuldades na coordenação motora e na fala, desenvolvidas depois de um ataque isquémico transitório (AIT), frequentemente designado por Mini-AVC. A partir disso, a aluna está recuperando as habilidades.

“Ela está melhorando muito fazendo os desenhos e o manuseio do ábaco. Desde quando teve o problema, a fala e a coordenação motora já melhoraram 90%!”, garante feliz a filha Rosa Maria Paolini, de 68 anos, que completa ressaltando o quanto o método a ajuda também, embora não seja aluna SUPERA. “Mesmo nós que estamos só acompanhando, descobrimos um monte de coisas. Tem a parte da memória, coordenação, raciocínio… As apostilas são muito boas”, anima-se.

Ainda de acordo com Rosa Maria, outro aspecto positivo do curso para a sua mãe é a convivência e integração com pessoas de todas as idades, que fazem com que ela converse mais sobre assuntos diversificados e, assim, obtenha também melhoras na fala.

Mas se você pensa que a Dona Yolanda exercita “apenas” o cérebro, está enganado. A aluna com 101 anos ainda tem pique para investir no condicionamento físico. Três vezes por semana, ela faz exercícios durante uma hora. Enquanto muitos jovens deixam de praticar atividades, há quinze anos Dona Yolanda levanta pesos, faz aeróbica e alongamento com o acompanhamento de um personal trainer.

SUPERA para idosos

As pessoas querem saber o segredo da longevidade. Muitos se preocupam em cuidar do físico, mas esquecem que o cérebro é o centro dessa nossa “máquina” e que também precisa ser exercitado regularmente para funcionar bem, principalmente quando se trata de idosos, que com o tempo, vão perdendo algumas funções cerebrais.

A terceira idade é o público mais fiel da franquia de cursos SUPERA e representam 30% dos alunos da rede, que podem comprovar os resultados desse método exclusivo. A ginástica cerebral para essa faixa etária é recomendada por retardar o aparecimento de sintomas de doenças como Alzheimer e ainda recuperar capacidades, como é o caso da Dona Yolanda.

Ao contrário do que se pensava há alguns anos, pesquisas recentes têm mostrado que apesar de envelhecer, o cérebro mantém uma capacidade extraordinária de desenvolvimento e recuperação.

A memória, primeira habilidade a ser prejudicada com o tempo, pode melhorar muito com o aprendizado na franquia de cursos SUPERA. As ferramentas pedagógicas combinam apostilas exclusivas, jogos de tabuleiro e online, uso do ábaco e dinâmicas de grupo.

No Brasil, é possível estimular a saúde do cérebro em uma das 150 unidades espalhadas por todo o país. Em mais de 10 anos de atividades, a franquia de cursos SUPERA já treinou mais de 50 mil alunos, que puderam comprovar a eficácia do método e desenvolver a capacidade mental em aulas otimizadas, dinâmicas e criativas.

Supera Vila Mariana
Rua Joaquim Távora, 1453 – Vila Mariana
CEP 04015-003 – São Paulo – SP
Fone: (11) 3181-2166