Construindo uma nova postura: uma abordagem do Pilates

Construindo uma nova postura: uma abordagem do Pilates
Construindo uma nova postura: uma abordagem do Pilates

A boa postura corporal é mais do que algo para melhorar a aparência. Reflete o movimento dinâmico do corpo humano, podendo afetar funções como digestão, respiração, evacuação, músculos, articulações e ligamentos.

Uma boa postura decorre da manutenção de três curvaturas normais da coluna (lordose cervical, cifose torácica e lordose lombar) e devem estar alinhadas e equilibradas. A presença de curvaturas da coluna vertebral aumenta a sua resistência aos esforços de compressão axial.

A resistência de uma coluna com curvaturas é proporcional ao quadrado do número de curvaturas, mais uma unidade. R= N2 + 1
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A boa postura é um hábito, e por treinamento e repetição pode tornar-se um hábito subconsciente da postura manifestada não apenas na postura estática, mas muito também nos padrões cinéticos. A repetição de uma ação imperfeita pode resultar em uma função cinética imperfeita, e padrões posturais imperfeitos e repetidos podem tornar-se arraigados, assim como o oposto, repetições de movimentos perfeitos gerando padrões posturais perfeitos (Greve; Amatuzzi, 1999).
Segundo Kapandji (2000), quando temos uma postura “boa” ou ideal, a linha da gravidade deve passar pelos seguintes pontos: apófise mastóide, extremidade do ombro, quadril e anteriormente ao tornozelo.

Para Kendall, postura é a posição adotada pelo corpo que envolve o mínimo de estiramento e de estresse das estruturas, com o menor gasto energético para se obter o máximo de eficiência no uso do corpo.

Algumas profissões ou até mesmo simples rotinas diárias favorecem o aparecimento de dores em regiões do corpo (pescoço, punhos, mãos, ombros e região da coluna cervical e lombar) devido à postura incorreta associado aos movimentos repetitivos e sedentarismo. A postura incorreta obstrui a respiração, tensiona os músculos e ligamentos e pode afetar as articulações da coluna, aumentando o risco de artroses e osteoporoses.

Entre as atividades mais procuradas para a correção da postura são o Pilates e a RPG (Reeducação Postural Global).

A RPG é uma técnica que promove o ajuste postural em prol da reorganização dos segmentos do corpo humano, e influencia até mesmo a maneira de respirar do paciente em tratamento. Corrige lesões e deformações do corpo, ensina o paciente a se posicionar de forma correta, evitando novos problemas e proporcionando equilíbrio.

O Pilates é um método exercícios físicos baseados na anatomia humana, que utiliza o peso do próprio corpo, resistência das molas e acessórios na execução de movimentos de força e de alongamento. Restabelece e aumenta a flexibilidade e a força muscular. Igualmente à RPG, a prática melhora a respiração, corrige a postura e previne lesão.

Selby e Herdman (2000) afirmam que com os exercícios do método Pilates a postura melhora, os músculos adquirem maior tonicidade, as articulações tornam-se mais flexíveis e o corpo torna-se mais equilibrado, ereto e alongado.

Manole (2003) relaciona a musculatura abdominal com a manutenção da postura corporal. Segundo ele, a parede abdominal desempenha um papel decisivo no controle da postura da cabeça e do pescoço em diante. Quando ela está enfraquecida, o diafragma deixa de ser tracionado para cima, fazendo com que a caixa torácica desça, enquanto as escápulas se aproximam e o úmero se põe em rotação interna. Assim, o fortalecimento da musculatura abdominal com os exercícios de Pilates, contribui para colocar o tórax, o abdômen e a pelve na relação correta, minimizando, os estresses anormais impostos aos tecidos adjacentes da coluna.

Contribui nos casos de desvios posturais como a escoliose e nos casos de hérnias de disco. Os exercícios preservam as curvaturas fisiológicas da coluna, através da contração do abdômen, dos glúteos e do assoalho pélvico. Trabalha o corpo como um todo, corrige a postura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável. (CAMARÃO, 2004)

Com a certeza, de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o método Pilates, fortalece os músculos fracos, alonga os encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluídos são feitos sem pressa com muito controle e consciência. O alinhamento postural é importante em todos os exercícios ajudando na melhora da postura global do indivíduo (Bergamo; Hauashida, 2003).

Além disso, é uma técnica dinâmica que visa melhorar a força, corrigir a postura, alongar, manter e/ou aumentar a flexibilidade, preocupando-se em respeitar as curvaturas fisiológicas do corpo.

PESQUISA:
• 75 praticantes com idade entre 19 e 78 anos;
• Aulas semanais:
– 6 alunos fazem 1h semanal;
– 3 alunos fazem 3h semanais;
– 66 alunos fazem 2h semanais.

• Qual a primeira mudança que você notou em seu corpo após começar a praticar Pilates?
1. Melhora do alongamento;
2. Melhora da postura;
3. Melhora da força;
4. Sentiu o corpo mais tonificado.
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Conclusão
Embora muito tenha se comentado sobre método Pilates, ainda se tem pouco conhecimento sobre os seus reais benefícios na saúde e a qualidade de vida de seus praticantes.
Apesar da escassez de pesquisas que abordem o método, percebe-se que as existentes são favoráveis a ele e de forma geral, a utilização desse método tem se justificado a partir de afirmações positivas na melhora da organização postural.

No Studio One Pilates temos aulas individuais e em grupo, orientada por fisioterapeuta. As Aulas São focadas no Objetivo do aluno respeitando os princípios do método sempre buscando alinhamento corporal para melhora da postura e qualidade de vida.

Venha nos conhecer, agende uma aula experimental!

ONE Pilates
Andreia Ribeiro / Fisioterapeuta – UNITRI/MG
Gabriela Zaparoli Belucci / Fisioterapeuta – UNIBAN/SP

Rua Abílio Soares, 233
Paraíso – São Paulo / SP
Tel.: (11) 3051-4139
www.onepilates.com.br

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