Dores no joelho, inchaço e falta de mobilidade?

Opções de tratamento da Artose
Opções de tratamento da Artose

Você pode estar sofrendo com a artrose.

A artrose, também conhecida como osteoartrose ou osteoartrite, é uma doença que acomete as articulações, promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, mas que também pode comprometer outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial.

É uma doença de caráter inflamatório e degenerativo, ocorre de uma forma lenta e progressiva levando ao desgaste da cartilagem articular. Atinge principalmente a população acima de 55 anos. As mulheres são afetadas mais precocemente, devido às alterações hormonais. Alguns traumas (fraturas, por exemplo) também podem causar a osteortrite.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a artrose atinge 15 milhões de pessoas no Brasil. Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a artrose é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida para cada ano vivido.

O uso excessivo de uma articulação pode ser um fator desencadeador, mas também pode ocorrer pelo envelhecimento natural do indivíduo. O uso repetitivo das articulações ao longo dos anos causa danos à cartilagem, que leva a dor nas articulações, inchaço, limitação funcional e pode levar a deformidades.

A cartilagem articular tem por função promover o deslizamento, sem atrito, entre duas extremidades ósseas durante o movimento de uma articulação e a absorver o impacto. Apesar de poder comprometer qualquer articulação do corpo, a artrose afeta mais comumente as articulações que suportam peso, como coluna vertebral, os quadris e joelhos.

Obesidade, sedentarismo e fraqueza muscular aumentam as chances de uma pessoa desenvolver a artrose. Muitas pessoas com artrose tornam-se menos ativas por causa da dor e do medo de causar mais danos. Isso pode, infelizmente, levar a músculos cada vez mais fracos, o que piora a doença.

A artrose piora progressivamente com o tempo, e não existe cura. Mas os tratamentos podem retardar a progressão da doença, aliviar a dor e melhorar a função articular.

A fisioterapia é uma ótima alternativa para aliviar os sintomas, promovendo a melhora da dor pelo uso de técnicas anti-inflamatórias, fortalecimento muscular e flexibilidade.
Na clinica PACE você encontra profissionais capacitados e equipamentos de última geração para seu tratamento. Venha nos conhecer!!

PACE – Fisioterapia e Reabilitação Esportiva
www.clinicapace.com.br

Rua Estela, 515 – bloco G – conj 172
Vila Mariana – São Paulo – SP
Tel.: 11 2373-6486

Tags