Imagem profissional – em tempos de crise

Imagem profissional – em tempos de crise
Imagem profissional – em tempos de crise

Sempre foi assunto de extrema importância, mas em tempos de crise ganha mais relevância ainda por ser um quesito de diferenciação no ambiente profissional.

É importante criar uma imagem adequada, autêntica e atrativa para se construir algo sólido, consistente, que passe credibilidade, que aumente a autoconfiança e contribua para o seu sucesso. Empresa e profissional ganham com isso!

Costumo dizer que estamos sempre no automático, inclusive e principalmente quando saímos de casa para o trabalho. A correria do dia a dia sem dúvidas nos leva a colocar a primeira roupa que vem a frente, a perder a hora e não ter tempo de fazer a barba corretamente…. Não é?

Pensando nisso separei algumas dicas que nos auxiliam a construir uma imagem positiva no trabalho e alguns pontos que são sabotadores da nossa aparência. Pode parecer óbvio, mas são pontos que corriqueiramente são tratados em palestras nas empresas para conscientizar os profissionais que as representam!

Para os homens:
Cabelos devem ser mantidos curtos, não devem tocar o colarinho da camisa. Barbas, bigodes e cavanhaque quando usados devem ser bem cortados, mantidos rente ao rosto. Barba por fazer não é recomendada!
Dobrar a manga da camisa sob o paletó é inadequado.
Sapatos devem estar sempre limpos, com o solado em bom estado, usar sem meias é inadequado.

Cuidados com as Unhas

Cuidados com as Unhas

Para as Mulheres:
Cabelos devem estar controlados, sem efeito despenteado. Não deve se usar cabelos molhados, pois transmitem uma imagem mais voltada para a sedução e não profissionalismo.
A maquiagem deve sempre ajudar a projetar uma imagem saudável, positiva e jovial, portanto deve ser mais discreta, sem cores fortes e brilho. Evite sombras coloridas ou escuras, lápis ou delineador com traço grosso, batom com aspecto molhado.
As mãos devem estar sempre limpas! Unhas roídas, esmalte descascado, com purpurina e unhas decoradas transmitem falta de seriedade.
Roupas com transparência, brilho, decotes profundos (o recomendado é usar decotes acima da linha da axila), barriga a mostra não são recomendados.
Vestidos e saias muito justas e curtas (o comprimento recomendado para saias e vestidos é de 2 dedos acima dos joelhos) não devem ser usados.
Saias e calças de couro, legging, fuseua, bailarina, cotton, suplex, helanca ou lycra cotton não são recomendadas.

Cuidados com a Barra

Cuidados com a Barra

Para homens e mulheres:
As roupas devem estar limpas e passadas, não devem estar esgarçadas, faltando botões, manchadas, perdendo a cor, com fios soltos e forros a mostra. As barras das calças devem ser sempre bem feitas, nada de grampear ou colocar fita adesiva!
Use perfumes com fragrâncias suaves.

É incrível como a “fama pega”. Lembre-se sempre: Você é seu maior patrimônio!

Juliana Bellini
Consultora de Imagem e Estilo
Diretora da Lamê Boutique

Contato: julianabelliniconsultoria@gmail.com
face/Juliana Bellini Consultoria de Imagem
instagram@Julianabellini_imagem

Tags