Você conhece o Método Bertazzo?

Claudia Amorim de Almeida Missato e Sabrina Arizono Maccapani
Claudia Amorim de Almeida Missato e Sabrina Arizono Maccapani

Se você fica muito tempo sentado ou em pé, na frente do computador ou no tablet e vive realizando pequenos gestos que se repetem dia após dia, você está congestionando o seu movimento e limitando todas as amplitudes que o seu corpo pode alcançar. Você já parou para pensar nisso? Outra coisa, quando você caminha, os seus pés empurram bem o chão e essa força vai até a sua coluna alongando todas as estruturas que tem entre o pé e o topo da cabeça, o que faz você andar elegantemente como se fosse flutuar? Você nunca experimentou a sensação de leveza e bem estar corporal no seu cotidiano? Se a resposta é não para todas as perguntas, você precisa reeducar o seu movimento!

O nosso corpo é dividido em grupos musculares, e para que o movimento ocorra um grupo deve ser contraído e outro alongado agindo em conjunto, auxiliando e dando suporte às ações uns dos outros. Porém no cotidiano esse sincronismo é perdido, e de tanto repetirmos os mesmos gestos não paramos para pensar na sua execução! “Não importa o como e sim que o movimento está sendo realizado!”. É neste momento que se tem o perigo, porque os desequilíbrios mecânicos darão origem aos desvios posturais,lesões musculares, articulares e limitações de movimento, provocando deficiências funcionais.

As alterações posturais já estão presentes em 93% da população. Existem no mercado vários métodos que visam reeducar o corpo de forma global, prevenindo assim futuras lesões. O Método Bertazzo é um deles, seu idealizador Ivaldo Bertazzo simultaneamente ao trabalho de dança, estudou o funcionamento do aparelho locomotor e a biomecânica humana.

Ampliar a consciência corporal e a estrutura do movimento é uns dos principais objetivos do Método. Essa ampliação possibilita a correção de compensações posturais e motoras que o indivíduo adquire ao longo do seu dia a dia, seja por fraquezas e encurtamentos musculares, gestos repetitivos ou por não percepção do próprio corpo. Além de trabalhar a percepção e fortalecimento corporal em postura estática, é proposta uma percepção do corpo em movimento.

O método é indicado para todas as idades, aumenta a força, a resistência e o alongamento muscular, melhora a coordenação motora e é eficaz para o tratamento de alterações e compensações posturais.
Na clinica Fisiofoco temos fisioterapeuta especializada no Método Bertazzo. Convidamos você a ampliar o seu movimento, explorar todas as rotações e dimensões que o seu corpo pode alcançar.
Descongestione o seu gesto e torne o seu movimento infinito!

Bianca Mesquita de Moraes
CREFITO: 53984-LTF

Fisiofoco
Claudia Amorim de Almeida Missato
CREFITO 3/61241-F
Sabrina Arizono Maccapani
CREFITO 3/79911-F

Rua França Pinto, 755
Vila Mariana – São Paulo – SP
Tel: (11) 5084-3002

Tags