A importância do estímulo no crescimento e desenvolvimento da criança

por Vania de Lima Roseno | CREFITO 3/195407- F

Chamamos de desenvolvimento motor a integração dos sistemas físico, motor, sensorial e cognitivo. Na medida que a idade avança este desenvolvimento acontece, podendo ser mais rápido ou lento.

Em bebês o desenvolvimento motor está relacionado com os estímulos dados à criança, lembrando que estes estímulos podem ser visuais, táteis, auditivos, olfativos e gustativos. Em algumas crianças esse desenvolvimento pode se mostrar mais rápido ou mais lento comparado com crianças da mesma faixa etária, isso se deve aos estímulos dados durante seu crescimento, ou seja,quanto mais estímulos tiver, melhor será seu desenvolvimento.

Em algumas crianças o desenvolvimento motor pode estar comprometido devido alguma patologia,tais como paralisia cerebral, hidrocefalia, bebês prematuros, síndrome de Down, patologias ortopédicas, entre outras, ou até mesmo por falta de estímulos.

Quando isso acontece pode ser necessária a intervenção profissional multidisciplinar, onde a fisioterapia tem fundamental importância. Estas intervenções também podem ocorrer no meio familiar, por meio de orientações, que são necessárias para atingir um melhor resultado no processo desse desenvolvimento.

A clínica Fisiofoco desenvolve esse trabalho com crianças, além de ter um recurso diferencial que é a hidroterapia, acelerando ainda mais este processo de desenvolvimento, em um meio extremamente lúdico e agradável.

Fisiofoco - Claudia Amorim de Almeida Missato e Sabrina Arizono Maccapani

Fisiofoco – Claudia Amorim de Almeida Missato e Sabrina Arizono Maccapani

Fisioterapeutas:
Claudia Amorim de Almeida Missato (CREFITO 3/61241-F)
e Sabrina Arizono Maccapani (CREFITO 3/79911-F)

Tags