Sabores de Natal!

Petto di tacchino arrosto con risottodi noci - Restaurante Pasta Nostra
Petto di tacchino arrosto con risottodi noci - Restaurante Pasta Nostra

Natal e Ano Novo, tempo de comemorar, seja um ano que passou, outro que vem, o nascimento de Jesus, a reunião de família e hora de refletir, fazer novos planos e se planejar para colocar antigos sonhos em prática. Natal e Ano Novo é festa! E toda boa festa tem receitas de pratos maravilhosos. Dos mais tradicionais aos sofisticados. E uma forma que encontramos de brindarmos com você, leitor, todas essas comemorações é levarmos para sua casa receitas de alguns dos principais restaurantes da nossa Vila. Aproveite! E boas festas!

Petit Brownie by Fabíola Machado

A confeiteira Fabíola Machado, que assina os bolos da Petit Brownie, separou uma tradicional receita de panetone. Já pensou que sucesso servir um dos principais “astros” do Natal, feito em casa, para seus convidados?

Panetone

Ingredientes:
1 Kg de farinha de trigo
100 g de fermento biológico
200 g de manteiga
200 g de açúcar
15 g de mel
8 gemas
10 g de sal
250 g de frutas cristalizadas
150 g de uvas passas embebidas no rum
1 pitada de vanilina ou aroma de baunilha
raspas e suco de laranja
água até dar o ponto

Modo de preparo:
Numa vasilha, misture 100 g de farinha, o fermento e um pouco de água. É necessário ficar com aparência de esponja. Deixe descansar por 15 minutos e depois adicione o restante dos ingredientes, colocando as frutas cristalizadas e as uvas sempre por último. A quantidade de água é até atingir uma massa bem macia, mas que não grude nos dedos.
Deixe descansar, coberta por um pano, durante 20 minutos e em seguida, faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar novamente até quase atingir o dobro
Leve para assar numa assadeira ou em forma de papel, colocando num forno aquecido a uma temperatura média de 180 graus.

Kebaberia King Döner Vila Mariana

Döner de Cordeiro

Kebaberia King Döner Vila Mariana Döner de Cordeiro

Kebaberia King Döner Vila Mariana
Döner de Cordeiro

Quer variar um pouco nesta ceia de Natal, ou até mesmo na virada do ano novo? Que tal servir cordeiro de forma inusitada? A kebaberia King Döner da Vila Mariana, apresenta a receita de um lanche chamado Döner de Cordeiro, que pode ser servido de aperitivo algumas horas antes da ceia de natal, já que a fome chega bem antes da meia-noite, horário que muitas ceias são feitas. O original Döner Kebab do Mediterrâneo (turco ou grego) foi adaptado pelos alemães e agora é uma novidade em São Paulo. Veja a receita básica do King Döner:

Ingredientes:
Mini Pão Pita
Kebab de pernil de cordeiro fatiado
Alface americana
Fatia de tomate
Cebola roxa
Queijo feta ralado
Molho de iogurte com hortelã e alho

Preparo da carne:

Temperar o pernil de cordeiro com alho cebola, sal e alecrim e deixar por 8hs na geladeira. Assar em fogo baixo por 3hs com folha de alumínio, e retirar o alumínio 30 min antes do final pra pegar uma cor. Fatiar em tiras bem finas de 3 a 5cm.

Montagem:

Colocar 6 mini pão pita em uma tostadeira por 1 minuto pra massa ficar crocante. Abrir os pãezinhos e montar o lanche com os ingredientes. O molho pode ser adquirido no próprio King Doner, ou em lojas especializadas. Bom apetite, feliz natal e um próspero ano novo!!!

Calà del Grau Restaurante Espanhol

Calà del Grau Restaurante Espanhol - Paella Marinera

Calà del Grau Restaurante Espanhol – Paella Marinera

Paella Marinera
(serve duas pessoas)

O restaurante Calà Del Grau, tradicional espanhol da Vila Mariana, trouxe, nada mais, nada menos, do que um de seus principais pratos e provavelmente o primeiro a ser lembrado quando o assunto é gastronomia espanhola, a paella. Um delícia!

Ingredientes:
½ cebola picada;
2 dentes de alho picados;
1 tomate em cubos;
Cebolinha picada;
1 pimentão vermelho assado, sem pele, cortado em tiras;
100gr de vagem crua, cortada em pedaços;
100gr de ervilha cozida;
4 unidades de ervilha torta;
160gr de arroz parboilizado;
150gr de lula em anéis;
130gr de cação;
4 camarões médios com cabeça;
4 camarões médios sem cabeça;
2 lagostins;
4 mexilhões com casca;
1 envelope de açafrão espanhol em pó (125 mg)
1 pitada de páprica doce;
Sal a gosto;
Caldo de peixe a gosto;
Azeite para refogar.

Preparo:
Num tacho tipo paellera para duas pessoas, refogar a cebola, o alho, o tomate, a cebolinha, uma pitada de páprica doce e sal.
Acrescentar, nesta ordem, a lula, a vagem, a ervilha torta e, por fim, o cação. Após refogar um pouco, acrescentar o arroz.
Em seguida, acrescentar cerca 700 ml de água quente, o açafrão e os demais frutos do mar. Deixar o tempo necessário para cozinhar os camarões, lagostins e mexilhões e, então, retirá-los. Após o cozimento do arroz, inserir novamente os camarões, lagostins e mexilhões. Para finalizar acrescentar as ervilhas e o pimentão em tiras.

Bob Martinez, Original da Granja

Bob Martinez, Original da Granja - Paleta de cordeiro na churasqueira

Bob Martinez, Original da Granja – Paleta de cordeiro na churasqueira

O chef Bob Martinez, da galeteria Original da Granja, é um apaixonado por pratos que usam a churrasqueira para seu preparo. Ele separou uma receita de paleta de cordeiro de dar água na boca. Para quem não gosta de largar a churrasqueira nem nas festas de final de ano, é uma ótima pedida!

Bob Martinez, Original da Granja - Paleta de cordeiro na churasqueira

Bob Martinez, Original da Granja – Paleta de cordeiro na churasqueira

Paleta de cordeiro na churasqueira

Marinada:
– 1 Paleta de cordeiro
– 1 garrafa de vinho branco seco
– 2 Cebolas
– 15 dentes de alho
– 1 Pimenta dedo de moça sem semente
– 10 ramos de alecrim
– 15 ramos tomilho
– 1 xícara de hortelã
– Sal a gosto

Preparo:
Deixe a paleta de cordeiro dentro da marinada por 12 horas na geladeira, retire da geladeira 1 hora antes de colocar para assar para que va a churrasqueira em temperatura ambiente. Acenda o carvão e prepare a grelha à 40 cm da brasa, coloque a paleta para assar! Asse 40 minutos depois vire a paleta e finalize com mais 30 minutos.

Restaurante Villa Vila Tropical

Lasanha de Soja

O Villa Vila Tropical é um Bar/Restaurante que serve desde pratos executivos e petiscos até o rodízio de espetinhos. Para as receitas de final de ano, o restaurante separou uma receita para lá de especial, principalmente para quem prefere os pratos sem carnes, uma lasanha de soja.

Ingredientes:
500 g soja
500 g massa de lasanha de espinafre
2 latas de molho de tomate
500 gramas de mussarela

Modo de preparo:

Hidrate a soja por 30 minutos, depois refogue com temperos de sua preferência, acrescente molho de tomate e monte a lasanha.

Restaurante Pasta Nostra

Petto di tacchino arrosto con risottodi noci

Petto di tacchino arrosto con risottodi noci


Petto di tacchino arrosto con risottodi noci

(peito de peru assado servido com risoto de nozes)

E para dar um toque italiano nas festas, o Pasta Nostra nos presenteou com uma receita de peito de perú com risoto de nozes, um prato que tem a cara do Natal.

Peru:
1 kg peito de peru Bolinha
200 ml Vinho Branco
1/2 talo de Salsão
01 Cebola picada
05 Alhos Triturado
01 talo de alho poró fatiado
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Bater todos os temperos no liquidificador, despeje sobre o perú em uma assadeira e deixar marinar por 24hs. Após, assar em forno pré aquecido, a 180 graus, por 40 minutos, sem cobrir com papel alumínio.

Molho Agridoce:
Pegar o molho do assado, em média 200ml, acrescentar 200ml de suco de laranja, 50 ml de vinho branco, sal e pimenta a gosto, e deixar reduzir, após, colocar 100g de uvas passas sem carroço e deixar ferver junto com o molho.

Risoto:
1 kg de arroz arborio
100g manteiga
150 g de queijo ralado medio
100 g de nozes picada
150 ml de vinho branco
100 ml de caldo de legumes
01 cebola media ralada

Modo de Preparo:

Colocar em uma panela a manteiga e a cebola, até dourar. Em seguida, acrescentar o arroz e o vinho branco,cozinhar até ficar al’dente (meio duro) e ir acrescentando o caldo de legumes conforme for secando, tempere com o sal , o parmesão e as nozes, mexa e finalize com um pouco de manteiga para dar brilho.

Ristorante Pasta Nostra
Rua Joaquim Távora 1355
Vila mariana
Tel. 5084-0289 e 2373-1910

Fotos: Divulgação