Clareamento dental – Dentes ainda mais brancos e sem as manchas indesejáveis

Clareamento Dental por Milene Russo Brankovic

Por Milene Russo Brankovic

Há muito tempo se fala em clareamento dental mas a população pouco sabe sobre a real indicação e técnicas. Cabe a nós, dentistas, fazermos uma eficiente anamnese e estarmos à disposição do paciente para esclarecimentos que possam surgir até que ele se sinta muito a vontade e seguro.

O clareamento é indicado sempre que o paciente sentir necessidade de melhorar a luz de seu sorriso. O que difere é a técnica a ser utilizada frente ao tipo de escurecimento. Muitos desejam dentes brancos tanto quanto os dos comerciais de creme dental na TV. No entanto, manter os dentes clarinhos e impecáveis não é tarefa fácil.

Com o passar dos anos, é comum que eles escureçam e até apresentem manchas indesejáveis. Além disso, outros fatores podem colaborar para o temido amarelamento dos dentes, como explica Milene Russo Brankovic dentista da Clínica Oral Center Estética e Implante, São Paulo. “A pigmentação dental pode ter origem interna ou externa. A interna pode acontecer em caso de traumas, quando ocorre a ruptura dos vasos sanguíneos que existem no interior dos
Clareamento dental Dentes ainda mais brancos e sem as manchas indesejáveis dentes.

Esse sangue penetra nas estruturas internas e causa a mudança de coloração deles (deixando-os normalmente acinzentados). Já a pigmentação externa decorre do consumo de alimentos e hábitos pessoais. Produtos com muitos corantes, como vinho, ketchup, a beterraba e a fumaça do cigarro penetram nos canalículos (já que o dente é todo poroso) e produzem a mudança de cor”, esclarece.

Para resolver o problema a solução é o clareamento, muito procurado atualmente. E, antes que você entre na internet e procure a melhor forma de fazer isso, a especialista destaca a importância de um acompanhamento profissional. “O dentista é quem indicará o melhor método conforme a sua necessidade, já que qualquer clareamento feito sem supervisão pode trazer efeitos indesejáveis”, pontua. Se o assunto despertou sua curiosidade, confira no site abaixo as respostas que a dentista dá às dúvidas mais comuns que muitas pessoas têm.

Milene Russo Brankovic
é especialista, pós-graduada e mestre na UNIFESP em estética dental e reabilitação oral