Refresque-se com emoção!

Bóia Cross - Brotas/SP - Créditos Ju de Franciso
Bóia Cross - Brotas/SP - Créditos Ju de Franciso

Município tem várias opções de turismo ao ar livre que ajuda a aliviar o calor

Rica em água, Brotas é o destino perfeito para se refrescar e, de quebra, se divertir. São várias
opções de atividades ao ar livre e na água que ajudam a amenizar a sensação térmica elevada.
Uma delas é o boia-cross. Descer o Rio Jacaré-Pepira de boia é uma atividade que faz parte da história dos moradores de Brotas. Usando equipamentos de segurança, o turista deixa-se levar pela corredeira. Alivia o calor e permite curtir a natureza de um ponto de vista muito peculiar, do meio do rio. É bom para o corpo e para a alma, pois não há estresse que resista!

Também muito refrescante é o rafting, o passeio que mais atrai turistas em Brotas. Praticado em bote inflável no Rio Jacaré-Pepira, é pura adrenalina. A cada corredeira mais forte do rio, é um banho de água fria. Além da aventura molhada, em alguns trechos é possível mergulhar no rio e deixar-se levar pela correnteza. As quedas e corredeiras, além de um espetáculo aos olhos, são perfeitas para praticar várias atividades do turismo de aventura. E no trecho que ele é represado, no Bairro Patrimônio, bem pertinho de várias cachoeiras, é o local ideal para pesca e para vários esportes aquáticos.

Além de estar sobre o Aquífero Guarani e contar com o Jacaré-Pepira, com corredeiras perfeitas para a prática de atividades de aventura, Brotas tem cachoeiras e nascentes de água cristalina. Sem sair da cidade, no Parque dos Saltos, já se tem uma mostra da exuberância da natureza nas várias quedas e corredeiras.

Dentro da cidade, o Parque dos Saltos, é uma área verde bem estruturada para receber os turistas. Foto: Luciana Pires Jesus

Dentro da cidade, o Parque dos Saltos, é uma área verde bem estruturada para receber os turistas.
Foto: Luciana Pires Jesus

Ir a Brotas e não tomar um banho de cachoeira é como ir a Roma e não ver o papa.

Cachoeira Cristal - Foto: Guilherme Moraes

Cachoeira Cristal – Foto: Guilherme Moraes

O município tem mais de 40 cachoeiras, das quais 11 abertas à visitação, todas com quedas d´água muito refrescantes. Algumas têm acesso por trilha de fácil, outras de média e algumas de alta dificuldade. É só escolher! “Para mim, Brotas é sinônimo de cachoeira. E não há nada mais refrescante do que banho de cachoeira porque a água é fria na medida para aliviar o calorão desta época do ano e tem o poder mágico de levar embora todo estresse acumulado. É uma forma de recarregar as energias”, afirma a dentista Alexandra Kesam, que mora em Bauru e já perdeu as contas de quantas vezes visitou Brotas.

Se a proposta é quanto mais emoção melhor, a sugestão com certeza é fazer canionismo, ou seja, descer uma cachoeira através de uma corda com a técnica do rapel. Em Brotas, várias cachoeiras e sítios turísticos possibilitam a atividade, que é realizada com o uso de equipamentos de segurança obrigatórios e com orientação de guias capacitados. E sempre há a primeira vez. Quem nunca fez rapel, tem a oportunidade de começar a praticar esta atividade, que é refrescante e emocionante por natureza. Pode ficar tranquilo porque antes da descida é realizada a instrução e o treinamento, tudo de acordo com as normas de segurança da ABNT.

Rio Jacaré - Pepira - Foto: Ju de Francisco

Rio Jacaré – Pepira – Foto: Ju de Francisco

O município de Brotas é cortado pelo Jacaré-Pepira, um dos pouquíssimos rios limpos do Estado de São Paulo. Suas corredeiras são perfeitas para a prática de atividades de aventura. Mas há, também, trechos em que ele é mais tranquilo, perfeito para pesca. E como muitos sítios turísticos contam com nascentes, lagos e córregos, há outras atividades de aventura na água. Para quem gosta de desafio, uma opção é o circuito cable, em que cabos motorizados puxam o participante que, em pé sobre a prancha, tenta se equilibrar e fazer curvas e manobras. É pura diversão! Entre as atividades envolvendo água, há ainda, canoagem, aquaball e stand up paddle. Aliás,esta última atividade, que consiste em remar em pé sobre uma prancha de surfe, caiu no gosto do brasileiro não só no litoral. Em Brotas, é praticado em lagos e faz a alegria de toda a família.

Na nascente mais famosa de Brotas, a Areia que Canta, além de contemplar a água brotando em meio a uma areia muito branca, borbulhante, o que já é um espetáculo, dá até para fazer música. Ao friccionar os grãos de areia com as mãos, obtém-se som! Graças aos recursos naturais preservados e o investimento local, Brotas é considerada a capital do turismo de aventura. O município reúne o maior número de atividades ao ar livre: boia-cross, arvorismo,
cachoeirismo, canionismo, escalada, rapel, tirolesa, queda livre, slack line, queda livre, banho de cachoeira, kaiaky, rafting (KR), pesca, circuito cable, canoagem, stand up paddle, aquaball, caminhada, cavalgada, mountain bike, quadriciclo, observação de pássaros, off road, arco e flecha, paint ball e giromaster.

Fonte Areia que Canta - Foto: Hotel Areia que Canta

Fonte Areia que Canta – Foto: Hotel Areia que Canta

A estrutura para o turista conta com mais de 40 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e resorts, mais de 30 restaurantes e oito operadoras de aventura, sendo quatro delas certificadas com Selo de Segurança do Inmetro. O acesso a Brotas é pelas melhores rodovias do País: Bandeirantes, Anhanguera, Washington Luís e SP-225 (Eng.º Paulo Nilo Romano).

Serviço:
Saiba mais sobre Brotas em www.brotas.tur.br e abrotur.com.br

Texto: Ieda Rodrigues / Lettera Comunicação Estratégica