Cuide da faca, o utensílio mais importante de uma cozinha!

Bob Martinez - Original da Granja
Bob Martinez - Original da Granja

Para cortes simples ou especiais, nada melhor do que uma faca sempre bem afiada. Mas, para que você não tenha problemas com ela, pois facas são cheias de vilões que cismam em atrapalhar a vida na cozinha, resolvi escrever para abrir seus olhos em relação a esses “criminosos”, que cismam em perturbar a vida útil do seu utensílio.

Sabe aqueles conjuntos enormes de facas, que têm um monte de modelos, uns maiores, outros menores? A boa notícia é que você não precisa deles. Além de ocuparem espaço, podem ser substituídos por apenas três peças. A faca de chef, 20-25cm, a de legumes e o afiador Chaira.

A Chaira irá manter sua faca afiada desde que você não judie muito dela, caso contrário só uma pedra resolverá seu problema. Mas, vamos aos vilões. Eles começam a agir na hora do corte. Portanto, use sempre uma tábua de corte (madeira, bambu, plástico ou polipropileno) e nunca utilize pratos, vidro, granito, mármore e fórmica. Na hora de lavar a faca aparece o outro vilão, a parte verde da esponja vai tirar todo o fio da sua faca e uma faca que cortava tudo passa a não corta nada. Deixe para a parte amarela da esponja fazer o trabalho.

E por fim, chegou o momento de guardar a faca e para onde ela vai normalmente? Está ai nosso último vilão, aquela gaveta cheia de coisas misturadas, onde o atrito entre elas leva o fio da faca embora. Procure guardar sua faca separadamente ou a encape. Assim, provavelmente, ela irá durar anos com um ótimo corte.

Grande abraço a todos e boas festas!

Bob Martinez – Proprietário da Original da Granja