Tumores: Dono atento = animal saudável!!

Os animais, assim como nós, são suscetíveis a diversos tipos de tumores, que podem ser benignos ou malignos, dependendo de sua velocidade de crescimento e capacidade de causar metáteses e se espalhar pelo corpo.

Apesar de serem mais freqüentes em animais idosos, os tumores podem aparecer em qualquer momento da vida de nossos pequenos. O surgimento ocorre devido a interação entre diferentes fatores, como: predisposição genética, já que sabemos que há espécies e raças mais propensas a tumores específicos, ação hormonal, no caso de tumores mamários nas fêmeas e aumento da próstata nos machos, e fatores ambientais como exposição contínua à radiação solar ou gases tóxicos.

Como qualquer animal de estimação pode ser acometido em qualquer fase de seu desenvolvimento, é fundamental que o dono esteja atento aos sintomas para que possam ser tratados. A maior dificuldade para os donos é que em geral os sintomas costumam ser genéricos, dependem do órgão atingido e podem ser confundidos com os de diversas outras enfermidades. Vale ficar alerta se seu amigo apresentar: alterações de comportamento, apatia, perda de apetite, perda de peso, vômitos, dificuldade para respirar, urinar ou defecar, feridas que não cicatrizam, ou aparecimento de aumentos de volume, como inchaços, verrugas ou as famosas “bolinhas”.

Ao notar alterações em seu bichinho não hesite , leve-o ao veterinário o quanto antes. Só ele poderá realizar os exames necessários para assegurar a saúde do seu amigo, e se preciso, tratá-lo. Quando lidamos com tumores, as aparências enganam e o que parece pequeno e inofensivo pode ser perigoso e se espalhar rapidamente.

Há muitas opções de tratamento, dependendo do tipo de tumor e estágio da doença. A maioria das técnicas desenvolvidas para a cura de humanos já está disponível para nossos amigos, mas a melhor forma de lidar com a doença ainda é realizando o diagnóstico precoce, sendo de extrema importância para um bom resultado em qualquer tratamento.

Venha conhecer a nossa qualidade!

Clínica Veterinária Klabin
www.veterinariaklabin.com.br
facebook.com.br/vetklabin

Rua Professor Serafim Orlandi, 70
Jardim da Glória – São Paulo – SP
Tel: 11 2371-5065 / 2371-6055

Tags