Banho: que delícia!!!

Cães gostam de tomar banho! Na natureza entram nas lagoas para se refrescar, na praia entram no mar e se divertem!!

Na cidade o banho gostoso é na piscina e para muitos animais, na banheira do salão de estética canina! O banho faz com que o animal se sinta bem, a pelagem fica limpa e sedosa, pois remove resíduos e substâncias irritantes.

A frequência do banho varia de acordo com a textura e comprimento do pelo. Cães de pelo curto necessitam de menos banhos, mas os cães de pelo longo, além de segurarem mais sujeira em sua pelagem, podem formar grandes nós, e portando, banhos para esses animais são indicados a cada semana. Também, se o cãozinho mora dentro de casa e dorme com o dono na cama, ou fica no sofá, independente do tipo de pelagem, indica-se banho semanal, priorizando a saúde da família como um todo.

As instalações de um salão devem ser apropriadas, assim como a equipe. Atenção e carinho fazem aquele profissional ser especial e apto a tratar do seu melhor amigo. E se o salão estiver dentro de uma clínica veterinária, melhor ainda, pois a saúde do eu animal está sendo assistida. É importante ter vidros para que os donos visualizem seus animais. Tapetes de borracha para ajudar o apoio dos animais, ventilador e ar-condicionado são de extrema importância para evitar o superaquecimento e complicações na saúde dos bichanos. Câmeras de segurança também são bem vindas!

A qualidade de um bom banho começa com a qualidade dos produtos. Devem ser utilizados xampus, sabonetes ,condicionadores e perfumes próprios para cães, pois são testados e aprovados para eles. Produtos destinados ao uso humano (mesmo para bebês) são bastante ácidos e irritam a pele. Toalha individual e água morna são sempre indicadas!

Durante o banho, os condutos auditivos do animal devem ser tampados com algodão que não permita a passagem de água. É um produto difícil de encontrar e poucos locais utilizam em sua rotina de banho e tosa. A limpeza dos condutos também é importante e deve ser realizada no mínimo uma vez por semana, com produtos específicos para cães e gatos. Alguns cães apresentam grande quantidade de pelos no conduto externo, mas não é necessário remove-los ou “arranca-los” se não estiverem afetando a saúde das orelhas do seu amigo. A limpeza dos condutos é importante para notar a presença de secreções, infecções, mau cheiro e, se necessário, levar seu amigo a uma consulta veterinária.

As unhas devem ser cortadas, aparadas ou lixadas. Unham compridas prejudicam a maneira do cão pisar no chão, e isso pode gerar problemas ortopédicos ao longo da vida do animal.
Muitos cães e gatos apresentam dobras de pele, que cuidadosamente devem ser limpas, assim como o cantinho dos olhos, e as áreas genitais.

Depois de um banhão gostoso, é preciso secar a pelagem muito bem, para evitar infecções de pele. Em salões de estética, usam-se dois aparelhos: o soprador, que remove o excesso de água, e o secador, que deve ser utilizado juntamente com a escovação dos pelos, para deixa-los soltos e charmosos!

Depois de tudo isso, um belo laço e um spray de perfume para seu amigo sair lindo, cheiroso e feliz!!

Venha conhecer a nossa qualidade!

Clínica Veterinária Klabin
www.veterinariaklabin.com.br
facebook.com.br/vetklabin

Rua Professor Serafim Orlandi, 70
Jardim da Glória – São Paulo – SP
Tel: 11 2371-5065 / 2371-6055

Tags