Leishmaniose, você sabe o que é?

Brasil é responsável por 90% dos casos reportados no Mundo e os índices da infecção aumentam a cada ano

Já ouviu falar de zoonose? São doenças que os animais passam para os homens. A leishmaniose é uma delas, é causada pelo protozoário Lutzomia Chagasi e transmitida pela picada do mosquito palha. Atenção, a leishmaniose pode levar a morte.

Nesse cenário, o Brasil é detentor de 90% dos casos a nível mundial. A cada ano a atuação da doença aumenta e a incidência é mais comum no nordeste. Mas, mesmo assim já foram reportados casos em São Paulo e Rio de Janeiro.

Existe tratamento para os cães. Mas, na maioria das vezes é necessária a eutanásia. Pois o animal é como se fosse um depósito da doença, o hospedeiro. Quer dizer, mesmo tendo sumido os sintomas, a doença ainda está lá. Assim, ele continua a infectar os mosquitos, que se alimentam do sangue humano.

A vacinação dos animais é uma medida eficiente, auxiliando o programa de controle da doença. Além de proteger o animal, impedindo que ele fique doente e apresente sintomas clínicos, a vacina impede que o animal se torne reservatório do parasita. Para minimizar a possibilidade de infecção, é necessário associar uma série de medidas preventivas. Nós, da Clínica Veterinária Klabin indicamos a vacinação com a Leish-Tec, a vacina mais segura do mercado e desenvolvida por uma tecnologia recombinante, associada a outras medidas de controle, como por exemplo: uso de repelentes químicos ou naturais, sprays, dedetização, instalação de telas protetoras, dentre outras.

Vamos fazer a nossa parte protegendo os nossos cães coma vacinação e juntos ajudar a combater a Leishmaniose no Brasil

Clínica Veterinária Klabin
www.veterinariaklabin.com.br
facebook.com.br/vetklabin

Rua Professor Serafim Orlandi, 70
Jardim da Glória – São Paulo – SP
Tel: 11 2371-5065 / 2371-6055

Tags