É só sentar e trabalhar!

Um incentivo ao networking, à facilidade de se locomover e ao bem estar no trabalho é a proposta do Espaço Envolve, o primeiro coworking do bairro

Que São Paulo se transformou em uma cidade de negócios todo mundo deve saber. Basta olhar rapidamente para a Vila Mariana. O que antes eram casas residenciais, hoje são escritórios. E com a especulação imobiliária esses espaços começaram a ter aluguéis que são uma fortuna. Mas, isso é o começo de onde quero chegar.

A pergunta é: quanto sua nova empresa precisa faturar para você pagar o aluguel que estão pedindo na região? Responda, pode guardar a resposta no pensamento e some a ela funcionários, tributos, móveis e uma série de pequenas coisas que fazem a planilha inflar rapidamente. Mas, tudo bem. Sua empresa fatura e o mercado está ótimo. E quem cuida dos detalhes da casa, como uma lâmpada queimada, um computador que quebrou, uma parede que precisa ser pintada e uma infinidade de tarefas que não pertencem ao seu trabalho, mas dão estrutura a ele? Na maioria das vezes é você, o micro ou pequeno empresário.

Nesse cenário e com a ajuda do crescimento do número de profissionais de TI, que trabalham por demanda, surgiu um conceito muito bacana, o coworking, ou trabalho compartilhado. É simples, uma casa enorme, com um bom endereço, estrutura dos sonhos para qualquer pequena e média empresa e uma série de serviços como atendimento telefônico, motoboy, faxineiras, copeiras e todo o aparato necessário para o funcionamento de um escritório de primeiro mundo. E o melhor, compartilhado, o que baixa os custos, e sendo administrado por um terceiro, uma empresa que só funciona para prestar esses serviços. O coworking é isso, um sonho para empresários que não precisam de um local fixo, mas querem ter estrutura. Assim nasceu o Espaço Envolve, o primeiro coworking da Vila Mariana e com a cara do bairro, por ser aconchegante, moderno, espaçoso e ter soluções desenvolvidas para o perfil dos empresários da Vila.

Basta chegar na casa para ter vontade de trabalhar por lá. Com muito verde, amplas salas, mesas grandes, espaços para reunião, lounge com revistas e salas exclusivas, tudo all incluse: limpeza, recepcionista, todas as contas da casa, internet de alta performance, algumas horas de sala de reunião e salas mobiliadas. Tudo isso em meio a um espaço com muito verde. “O meio ambiente é fator predominante para os profissionais, o Espaço Envolve foi criado pensando em bem estar e produtividade”, explicou Martha Kater, proprietária do lugar. “Para isso, desenhamos uma casa moderna, para acompanhar o ritmo do empresário moderno. Temos além da estrutura principal, bicicletário, ducha, banheiro para deficientes e rampa de acessibilidade, café, água, bolo e frutas à vontade durante o dia. Quer dizer, a pessoa só precisa se preocupar com o trabalho, o resto é conosco.”

Networking

Por ser um espaço que reúne muitas empresas, nada mais natural do que incentivar o network. No Espaço Envolve isso acontecer naturalmente. O projeto dá apoio para workshops, a comunicação e interatividade entre as empresas clientes. Além disso, favorece a comunicação com o bairro, através de uma rede de descontos própria. “Temos clientes de diversas áreas, na maioria das vezes um precisa do serviço do outro e é isso que incentivamos. O coworking é um espaço para produzir e gerar novas parcerias e isso é uma das características mais interessantes. O Espaço Envolve tem uma ligação muito forte com o bairro e isso ajuda ainda mais a formação da rede de negócios”, disse Martha.