Oriente-se!

Gosta de correr, seja ao ar livre ou na esteira? Então vou frisar, procure se orientar antes de começar os treinos e durante, conforme ganhar resultados. Digo isso, pois a corrida é o esporte mais fácil para começar a ser praticado e, consequentemente, bem fácil para se lesionar.

Para correr é preciso apenas espaço ou uma esteira e um tênis bom. Verdade. Muitas pessoas pensam assim. Mas, é aí que os problemas começam. Na maioria dos casos iniciar a corrida é algo que vem incentivado por uma situação do tipo: “acabei de sair de um infarto e preciso treinar o coração”, “quero emagrecer”, “quero melhorar minha resistência pulmonar”.

Todos esses “aditivos” e muitos outros que impulsionam as pessoas a correrem são válidos. Mas, o problema está no que vem depois disso. O primeiro passo para o corredor de primeira viagem que quer resultados rápidos é recorrer ao Google e digitar algo do tipo: “como começar a treinar corrida” ou até “corrida para infartados” e “emagrecer correndo”. E aí uma infinidade de informações são despejadas e assimiliadas de maneira aleatória pelo futuro atleta. E aí está o perigo.

Para essas pessoas, provavelmente, a corrida vai trazer “benefícios” como lesão por estresse, que despertam através de dores localizadas. E se caracterizam, por exemplo, como uma lesão no no joelho, no quadril, nas articulações. E lesões, se ignoradas, viram fraturas. O que irá demandar de horas e horas de fisioterapia direcionada para serem corrigidas.

Aí eu penso que é melhor prevenir do que remediar. Ao invés de corrigir o problema gerado no correr errado no fisioterapeuta por que você não começa os treinos no fisioterapeuta e só se preocupa em acumular resultados, sem dor, sem lesões?

O profissional irá lhe acompanhar, conhecer o seu histórico e montar uma progressão dos exercícios, o que irá fazer com que seu corpo seja trabalhado por um todo, da maneira que ele necessita com os limites que ele pode chegar. Isso faz com que sua corrida desgovernada por resultados rápidos se torne uma corrida saudável, um hábito, uma mudança de vida. Além disso, a chance de persistir nos treinos é muito maior com alguém ao seu lado, incentivando e comemorando resultados ao seu lado. Pense nisso e corra, pois a corrida é uma das melhores atividades físicas quando bem praticada. Oriente-se!

Enjoy Health
Rua Rio Grande, 719
Vila Mariana – São Paulo
Tel. 11 2594-5974