Evite doenças com a castração

Confira a entrevista com as veterinárias da Clínica Klabin sobre a castração, um procedimento que pode melhorar a vida do seu cão, seja ele macho ou fêmea

O que é castração?

A castração é uma cirurgia que remove os órgãos responsáveis pela produção dos hormônios sexuais, impedindo a fertilização. Nos machos, ambos testículos são extraídos e nas fêmeas, os ovários e o útero.

Quais as vantagens de castrar meu animal?

A castração diminui as chances das cadelas e gatas desenvolverem tumores de mama e outras doenças de base hormonal e exclui a possibilidade de infecções uterinas, muito comum em fêmeas idosas. Para os machos, diminui agressividade, demarcação de território, tumores e outras doenças de próstata. Os gatos ficam mais caseiros, não brigam com outros gatos e, portanto, evitam a contaminação por doenças como a AIDS felina e a leucemia, entre outras.

Castrar também pode diminuir o estresse de cães e gatos, os incômodos de subir na perna das pessoas e evita a contaminação canina pelo tumor venéreo transmissível (TVT) e o sangramento da fêmea no chão da casa. Já existe um estudo que comprova que animais castrados vivem mais.

Quais os cuidados antes da cirurgia?

O Médico Veterinário deve solicitar, de forma OBRIGATÓRIA, alguns exames que avaliam o funcionamento dos órgãos do seu animal e se há alguma contra indicação da anestesia. Um animal em bom estado geral NÃO exclui a necessidade de exames pré-anestésicos. Existem diversas drogas para realizar a anestesia e, baseado nos exames, a escolha dos anestésicos deve ser rigorosa.

Como é feita a cirurgia e a anestesia?

O paciente deve ser anestesiado, e por isso recomendamos a anestesia inalatória que causa depressão do sistema nervoso central apenas durante o procedimento cirúrgico, sendo portanto, muito mais segura para seu animal. Realizamos também anestesia local e epidural (semelhante à raqui, realizada em mulheres) para diminuir a quantidade de anestésicos e promover mais analgesia.

A cirurgia é realizada em local próprio – centro-cirúrgico, com material autoclavado e com uma equipe cuidadosa de pelo menos duas veterinárias. Durante todo o procedimento o paciente é monitorado com auxilio de equipamentos modernos.

Uso de analgésicos antes, durante e depois da cirurgia são extremamente necessários para que o paciente não sinta dor e tenha uma recuperação tranqüila.

Como vai ser o pós-operatório?

No dia da cirurgia o animal já volta bem para a casa, caminhando, e pode se alimentar normalmente. O pós-operatório leva de 7 a 10 dias, e o animal deve usar roupa cirúrgica ou colar elizabethano para não lamber a ferida cirúrgica nem retirar os pontos com os dentes.

Analgésicos, antiinflamatórios e antibióticos vão ser receitados ao paciente para assegurar a qualidade da cirurgia e o bem-estar do animal. Alguns retornos podem ser requisitados pelo médico para avaliar a ferida cirúrgica e a saúde do paciente.

Repouso faz parte dos cuidados assim como não tomar banhos. Após esse período os pontos são retirados pelo veterinário e o animal estará de alta, voltando a uma vida normal. Vai tirar o colar ou a roupa, e poderá tomar banho, pular e brincar.

Qual o custo da cirurgia?

Todos esses cuidados que nós, da Clínica Veterinária Klabin, temos com a saúde dos animais tem um custo. Temos médicos veterinários especialistas, treinados e capacitados, materiais de primeira qualidade (não reutilizamos nada no seu animal), centro-cirúrgico equipado e higienizado. Os valores variam de acordo com a espécie, peso e sexo. São cobrados o valor dos exames, da anestesia e o valor da cirurgia. Realizamos os exames aqui mesmo na clínica, no nosso laboratório.

Tenha cuidado com locais que oferecem cirurgias a preços muito inferiores e campanhas de castração. Os animais devem ser respeitados e bem tratados. Procure se informar sobre a qualidade do procedimento cirúrgico e anestésico. Visite o centro-cirúrgico. Conheça a equipe médica (cirurgião e anestesista). Castração é uma cirurgia. Apesar de ser comum, pode causar complicações importantes se não for realizada de forma adequada e com qualidade. Buscamos qualidade para tratamento médico e cirúrgico dos nossos parentes, e devemos oferecer a mesma qualidade para nossos animais. Essa é a nossa proposta. Marque uma consulta e esclareça suas dúvidas!

Clínica Veterinária Klabin
www.veterinariaklabin.com.br
facebook.com.br/vetklabin

Rua Professor Serafim Orlandi, 70
Jardim da Glória – São Paulo – SP
Tel: 11 2371-5065 / 2371-6055

Tags