A Concentração e a Administração do Tempo

O mundo dos negócios está bastante acelerado e os executivos, para se manterem no topo das organizações ou crescerem em suas carreiras, acabam por levar vidas alucinadamente corridas e estafantes. Ora são novas tecnologias que deixam as anteriores defasadas, ora são novos conceitos administrativos, além da concorrência entre empresas que não deixam de inovar e se reinventar. Temos ainda as inúmeras opções de divertimento, além das possibilidades de aprimoramento educacional na profissão. Como gerenciar tudo isso e muito mais, sem gerar estresse, ansiedade e cansaço?

Para responder a esta questão lanço duas outras ao leitor: Será que você faz um bom uso do seu tempo? Será que você tem sua vida altamente planejada e organizada?

Desde tempos imemoriais, há pelo menos 5 mil anos, uma civilização remota no passado, os drávidas que habitaram o Vale do Indo (região que hoje é a Índia), desenvolveu técnicas poderosas de concentração, e incremento da vitalidade e energia do ser humano.

Grande parte do tempo do executivo moderno é desperdiçado por desconcentração, distrações inócuas e dispersões nada produtivas. Porém, é possível virar este jogo, o que não quer dizer divertir-se menos, não ter momentos de descanso ou prazer, mas sim gerar uma concentração superlativa e então propiciar uma produtividade exacerbada em todas as áreas da vida, inclusive na diversão.

Afim de que tudo isto ocorra, a pessoa precisa treinar sua capacidade de concentrar-se e localizar sua consciência no que está fazendo para que a atividade transcorra no menor tempo possível e seja concluída de uma só vez com a maior qualidade. Podemos usar este conceito para trabalho, vida pessoal, estudos, diversão, enfim qualquer coisa.
Faça o que você está fazendo. Com baixo nível de dispersão a tendência é gastar menos energia, possibilitando um acúmulo da mesma, energizando e vitalizando seu corpo.

Com uma concentração superlativa a capacidade de planejamento e organização também aumenta, criando um verdadeiro círculo virtuoso que incrementa ainda mais a concentração. O resultado é sobrar tempo, e com isso realizar mais na vida, criar, aumentar o poder de realização de modo saudável. E o mais interessante, realizar este treino de forma confortável.

Gustavo Oliveira
Empreendedor do Método DeRose
Diretor Geral do Espaço Cultural Vila Mariana
(11) 3589-7227
www.derosevilamariana.com.br