Capa – Oficina Verde

Capa – Edição 41

Texto: Talyta Villaescusa

Virar a mesa e transformar uma oficina em empresa sustentável é um grande desafio. Adalberto Keslau Gonçalves, proprietário da Damy, talvez a primeira oficina sustentável do Brasil mudou sua vida e alinhou sua vida de empresário com padrões para viver em paz com o planeta e com os conceitos da nova geração que vem por aí, a da sua filha de dois anos de idade.

 

O que é uma oficina sustentável

Uma oficina sustentável é uma oficina que se preocupa com o seu meio externo e interno. Desde a parte dos funcionários em processos, posturas, bem estar, quanto à parte que envolve o meio ambiente trazendo estudo continuo em busca de soluções que tragam cada vez mais equilibrio e menos desgaste do meio ambiente e a relação disso também com convívio com nosso entorno no caso os vizinhos.
 

O que uma oficina precisa para ser sustentável?

O conceito de sustentabilidade é algo que comecei a pensar depois de uma conscientização paterna após o nascimento da minha filha e de um workshop que fiz. A sustentabilidade fala em diminuição de compra e de uma série de coisas que minimizam a extração de matéria-prima do meio ambiente. É um conceito que, normalmente, fica na superficialidade. Quando tive acesso ao tema, através do departamento de sustentabilidade da UNIP, representado pelo professor doutor Biagio F. Giannetti, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, desenvolvi outra noção do que é sustentabilidade, meu horizonte ampliou.