Um sonho que virou realidade

Padokas Top 10

O Padokas Top 10 nasceu do amor que sempre tive por padarias. Formada em jornalismo e direito, e, atualmente, trabalhando como assessora de imprensa, sempre tive uma vida muito corrida. Mas separar o meu momento para curtir o meu hobby, que é visitar padarias, também faz parte das minhas prioridades. Sempre curti visitar as mais
tradicionais e modernas padarias da cidade de São Paulo nos finais de semana e feriados.

Muitas vezes, cheguei a ficar mais de 4 horas em uma padaria. Lá, tenho o meu momento exclusivo, principalmente pelas manhãs, quando amo saborear um delicioso café da manhã, ler livros, conversar com os clientes e funcionários e curtir os meus momentos de reflexão sobre os acontecimentos da vida. Cada um tem um hobby ou uma paixão predileta, e a minha é essa. A paixão foi aumentando, e o que era diversão passou a chamar mais a minha atenção.

Parei e pensei: Como um ambiente tão agradável como o de uma padoka, com lindos pães, inesquecíveis cafés, belos
almoços e jantares, não tinha ainda um canal exclusivo de divulgação? Foi aí que nasceu o Padokas Top 10. Confesso que uma das padarias top 10 que amo é, sem dúvida, a Quinta do Marquês (na próxima edição, vou relatar o requinte desta padaria).

Vendo o crescimento das inúmeras alternativas de padarias na cidade de São Paulo e a não divulgação desse grande negócio na imprensa e redes sociais, tive a feliz ideia de criar este canal para mostrar às pessoas as maravilhas desses estabelecimentos comerciais.

Há um ano, criei a página no Facebook, o canal no Youtube e os perfis no Instagram, no Twitter Padokas Top 10, e, em breve, o site entrará no ar. Em um curto espaço de tempo, percebi o quanto os paulistanos curtem esses lugares, pois já estou com um grande número de seguidores nessas diferentes plataformas de divulgação. Procuro publicar
dicas de excelentes padarias para que os meus seguidores possam saborear um delicioso café da manhã, almoço, café da tarde, lanche, jantar ou uma inesquecível pizza. Mostro, de maneira bem objetiva, as maravilhas que existem nas padokas e o que leva, a cada dia que passa, ao aumento do número de clientes e à aplicação de maiores investimentos
por parte dos donos desses estabelecimentos.

Com essas visitas, observei a ascensão desses estabelecimentos e a preocupação cada vez maior dos empresários do ramo, e percebi a formação de um novo conceito de padaria, com modelos diferenciados e cada vez mais requintados, como as boulangeries ou butiques de pães, as padarias com espaços menores, entre 100 e 300 m², as padarias com menos de 100 m² e as padarias gourmet, caracterizadas por possuírem mais de 300 m² de loja ou casas
completas (Fonte: Associação Brasileira da Indústria da Panificação – ABIP).

A cada dia que passa, é notável o crescimento da qualificação dos profissionais, com investimento na formação/profissionalização, produzindo, assim, uma grande mudança no setor de panificação e confeitaria, ou seja, nasceu esse novo conceito de padaria. Descobri que é um mercado que tem muito a oferecer e a crescer ainda mais.

Notei que, com a evolução das padokas, o cliente busca mais comodidade e qualidade na compra dos produtos que estão à venda nesses estabelecimentos. E, com padarias cada vez mais sofisticadas, bonitas e oferecendo maior variedade de serviços, a frequência da clientela tem aumentado mais e mais, agradando, e muito, o empresariado do setor.

Segundo a ABIP, atualmente o segmento é composto por mais de 63 mil panificadoras em todo o País, que receberam cerca de 44 milhões de clientes em 2012, ano em que as vendas de produção própria representaram 54,5%, sendo a
maior parte do volume de faturamento, e atingiu R$ 39,2 bilhões. Portanto, vale a pena investir nesse mercado!

Não deixe de nos seguir nas nossas redes sociais e no canal do YouTube. Todos os vlogs são gravados nos finais de semana e feriados e feitos com o maior carinho para você.

Até mais!

Delmíndia Costa
é Advogada, Jornalista e Padokeira
padokas@padokastop10.com.br