O que mais além da bicicleta?

O que mais além da bicicleta?
O que mais além da bicicleta?

Uma das perguntas mais frequentes de um novo biker, quando está comprando sua bicicleta é: “E aí, o que mais eu preciso?”. Bom, além da vontade de pedalar, você vai precisar de alguns itens básicos para sua segurança e conforto.

capaceteCapacete

Para mim, o item número um, apesar de muitas vezes desprezado. O capacete não é obrigatório por lei, mas ele pode salvar sua vida em um acidente, mesmo que uma pequena queda. Há diversos modelos no mercado, dê preferencia por equipamentos de alta qualidade, leves, com boa ventilação e ajustes.

iluminacaoIluminação

Para os motoristas poderem ter tempo de reação e desviar de você com segurança, eles precisam vê-lo, certo? Os refletivos, que a lei obriga a virem com as bicicletas, são de pouca ajuda. Use sempre luz branca na frente e vermelha atrás, para os motoristas saberem rapidamente se você está indo ou vindo. A luz deve ser piscante, atrai muito mais a atenção do motorista, e é exatamente esse o objetivo.

oculosÓculos

Protege contra insetos ou poeira nos olhos, é muito desconfortável quando isso acontece, e pode criar uma situação bastante perigosa. Para pedalar no fim do dia ou à noite, use óculos com lentes transparentes e amarelas. Há modelos com lestes intercambiáveis.

luvasLuvas

Importantíssimas. Elas evitam que você machuque as mãos no caso de uma queda, além de dar mais conforto e aderência às manoplas.

buzinaBuzina ou campainha

Por lei, é obrigatório. É muito comum pessoas caminharem na ciclovia, por isso é muito importante ter uma buzina em sua bike, para chamar a atenção dos distraídos que você está passando e evitar algum acidente.

Para esta edição, é isto. Seja um ciclista educado, obedeça as leis de trânsito, respeite o pedestre e bom passeio. Até a próxima edição.

Mauricio Domingues

Mauricio Domingues

Maurício Domingues
é produtor de eventos e diretor da Base Bike Store.
mauricio@basebikestore.com.br