O Diferencial como alavanca de Prospecção de Clientes

O Diferencial como alavanca de Prospecção de Clientes
O Diferencial como alavanca de Prospecção de Clientes

Os desafios empíricos que os momentos de economia fraca nos impõem ainda são muito visíveis. Um deles é a dificuldade de prospectar novos clientes que estamos vendo acontecer com frequência.

Quando a máquina que gira a economia fica com as engrenagens enferrujadas, é uma tendência natural a contenção de gastos e, por isso, a queda no número de clientes novos é grande. Mas a verdade é que todos nós estamos procurando driblar os desafios e fazer o capital girar. A dificuldade não é que as pessoas não querem investir, mas sim, na verdade, que as pessoas querem investir apenas naquilo que vai gerar resultados para ela também, sobretudo. Ter essa compreensão é essencial na hora de prospectar.

Sensibilidade é a palavra certa na hora de fazer o contato. A venda do seu produto ou negócio não pode, principalmente nesses tempos, vir de forma mecanizada. Seja pessoalmente ou por telefone – aposte nesses meios de contato, pois a proximidade e o retorno são mais rápidos e efetivos -, o profissional que está prospectando deve ter a sensibilidade de sentir:

A necessidade do seu cliente – Isso acontece melhor ainda depois de estudar o seu possível cliente e entender como o seu produto ou negócio pode preencher ou corrigir um problema dele.

Como potencializar o seu cliente – Você pode argumentar como o seu produto ou serviço vão qualificar ainda mais o seu cliente, alavancando os objetivos dele.

A sensibilidade é um grande diferencial e que nem todos possuem. É preciso ter tato na hora da conversa. Agir com estratégia, mas também agir verdadeiramente, buscando uma forma de negócios onde todos os lados saiam beneficiados. Pense nisso e transforme os seus relacionamentos.

Wilson Medeiros

Wilson Medeiros

Wilson Medeiros tem formação em administração de empresas, com cursos de especialização em negócios para executivos pela FGV SP, certificações de aperfeiçoamento de Personal and Executive Coach pelo ICI – Integrated Coaching Institute e CCU Corporate Coach U International. Pesquisador sobre o tema “Diferencial” e atua como palestrante nos campos de vendas, gestão, liderança e negócios.

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