O Bebê Deve Dormir de Barriga para Cima!!!

O Bebê Deve Dormir de Barriga para Cima!!!
O Bebê Deve Dormir de Barriga para Cima!!!

Esta é a posição mais indicada para os bebês até 1 ano, recomendada pela Academia Americana de Pediatria (AAP) e pelo Ministério da Saúde Brasileiro, que desde 2007, passou a publicar essa orientação na caderneta da criança.

As evidências científicas são inquestionáveis e as academias de pediatria dos EUA e Inglaterra recomendam essa posição sempre.

Além de permitir que o bebê respire melhor, a posição diminui o risco de engasgo, já que permite girar a cabeça para o lado em caso de vômito. A posição de lado NÃO é recomendada, pois a criança pode rolar e ficar de bruços, propiciando a asfixia.

A SÍNDROME DA MORTE SÚBITA INFANTIL acontece quando a criança morre durante o sono, sem nenhuma razão aparente, é a maior causa de falecimentos entre bebês de 1 a 12 meses nos países desenvolvidos.

Apesar de os reais motivos ainda serem uma incógnita para a medicina, ao longo dos anos, médicos, especialistas e pesquisadores reuniram indícios de situações que podem potencializar esse acontecimento.

As ocorrências costumam acontecer com maior frequência durante o inverno, o excesso de agasalhos e cobertores expõe as crianças a um risco maior. Como os bebês mais novos ainda não tem autonomia sobre os movimentos, se as peças de roupas, por algum motivo, cobrem o nariz e a boca, eles não conseguem se livrar sozinhos. O fato de as mães dormirem junto dos filhos no inverno, aumenta o risco de asfixia.

Hábitos para prevenir a morte súbita:

1. Coloque o bebê para dormir SEMPRE de barriga para cima
2. Escolha um colchão firme, nem mole, nem duro demais
3. Evite colocar bichos de pelúcia, travesseiros, cobertores e protetores de berço
4. Faça o pré-natal corretamente, já que o acompanhamento ainda na gravidez está relacionada a um menor risco de morte súbita
5. Diga NÃO ao tabagismo e evite contato com cigarro durante a gravidez e após o nascimento do bebê. A cama compartilhada (pais e bebê) é proibida se um dos pais for fumante. Filhos de mães tabagistas tem 3 vezes mais chance de morte súbita.
6. Não beba e nem use medicações por conta própria durante a gravidez
7. Amamente! Ao sugar, ariança desenvolve melhor o sistema respiratório, já que é obrigada a respirar pelo nariz
8. Não exagere no cobertor. Uma camada de roupa a mais do que a sua já é sufi ciente, de acordo com a AAP. Evite cobrir a cabeça e as mãos do bebê, pois as extremidades são o canal utilizado pelo corpo para regular a temperatura
9. Espalhe as informações e faça com que todas as pessoas que participem dos cuidados com o bebê saibam das recomendações!

Dra Karlidy Morais Azevedo

Dra Karlidy Morais Azevedo

Karlidy Morais Azevedo
é médica pediatra intensivista
(CRM: 96433).
Rua Prefeito Fábio Prado, 508.
Tel.: 97685-7583

Foto: pixabay