Gestantes – Saúde Bucal sem Dúvida

Toda futura mamãe deve tomar alguns cuidados especiais com a boca.

O ideal é que os tratamentos dentários sejam feitos antes da gravidez. É fundamental visitar um cirurgião dentista para analisar a saúde dos dentes e gengivas, evitando emergências odontológicas durante a gestação do bebê.

Confira aqui as respostas do dr. Todescan Jr. para as principais dúvidas sobre a saúde bucal das gestantes:

A gestante pode receber tratamento odontológico?

Dr. Todescan Jr.: Sim. Mas deve ser realizado apenas em casos de dor ou em situações de urgência. O diálogo entre o dentista e o médico obstetra é essencial antes de qualquer tratamento odontológico. Eles decidirão o momento oportuno de intervir, bem como o tipo de anestésico a ser utilizado.

Existem doenças bucais que podem prejudicar a saúde do bebê?

Dr. Todescan Jr.: As doenças gengivais, por exemplo, podem estar relacionadas ao nascimento de bebês prematuros ou de baixo peso. Como é possível identificar esse tipo de doença?

Dr. Todescan Jr.: Trata-se de uma doença muito comum, mas apenas um dentista pode fazer este diagnóstico. Alguns sinais clínicos das doenças gengivais são: sangramento, mau hálito, gengivas inchadas, avermelhadas e com perda de contorno.

É possível prevenir essas doenças?

Dr. Todescan Jr.: Sim. A prevenção, tanto das doenças gengivais como das cáries, deve ser feita por todos os pacientes, independentemente da idade, sexo ou de gravidez. A prevenção consiste em um conjunto de medidas tomadas pelo cirurgião dentista, com a colaboração do paciente, como manter uma boa higiene bucal, com o intuito de evitar futuros problemas bucais.

Caso não seja possível evitar algum tratamento curativo durante a gravidez, como a gestante pode ser atendida de forma segura?

Dr. Todescan Jr.: Na nossa clínica, temos todos os recursos para atendê-la da forma mais segura possível. Por exemplo, com anestesia eletrônica, que permite que a paciente seja anestesiada de forma indolor e com quantidades muito menores de anestésico do que através da técnica tradicional.

Dispomos também de radiografias digitais, que não necessitam de revelação. A imagem aparece instantaneamente na tela do computador, com melhora significativa no diagnóstico. E a quantidade de radiação deste tipo de radiografia é menor comparada ao processo convencional, com o uso de filmes.

Temos ainda o recurso do Day Clinic, capaz de realizar qualquer tipo de restauração e coroas de porcelana em até 24 horas, evitando o uso prolongado de provisórios. Todos esses recursos estão disponíveis para que a paciente tenha uma gravidez tranquila e conte conosco em todas as fases da sua vida.

Prof. Dr. José H. Todescan Jr.

Prof. Dr. José H. Todescan Jr.

Prof. Dr. José H. Todescan Jr.
Especialista em Prótese Dental pela USP
Especialista em Odontopediatria pela USP
Especialista em Endodontia
Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética
Capacitado em toxina botulínica e preenchedores estéticos