Um muro para chamar de “seu”

Um muro para chamar de "seu"

Quartel do Corpo de Bombeiros da Vila Mariana tem seu muro transformado em obra de arte pelo artista Marcos Andruchak (na foto ao lado, ao centro). Confira entrevista com a Capitão Ana Lúcia Razuk, responsável pelo projeto, que pode ser considerado um presente para o bairro e seus moradores.

Quem teve a ideia de fazer a pintura do muro?

Havia uma vontade de mudar e melhorar a fachada do quartel da Vila Mariana, pois está em um ponto estratégico do bairro e por aqui passam muitas pessoas. Em dezembro de 2015, o artista Marcos Andruchak apareceu no quartel e se colocou à disposição para aplicar a arte dele no muro. Demorou uns 6 meses entre levar o projeto para aprovação dos Comandantes e o planejamento. O mais legal é que conseguimos terminar o muro no mês de julho, mês que comemoramos o dia do bombeiro brasileiro, no dia 2.

Qual era a intenção quando pensaram no projeto?

Começou com um pequeno pro-jeto, uma forma de deixar o quartel mais bonito e quando nos demos conta estávamos com um mural de 150 metros quadrados além de painéis menores, mas o objetivo era retratar a atividade do bombeiro em forma de arte, e dar um presente para o bairro, que tanto nos apóia.
bombeiro7
Como foi a preparação para a execução da pintura?

Toda a preparação foi feita pelas equipes do Posto de Bombeiros da Vila Mariana, do Posto de Bombeiros do Ipiranga, Posto de Bombeiros do Sacomã e Posto de Bombeiros do Campo Belo, bombeiros de serviço, mas a grande maioria de folga, que trabalharam e prepara-ram o muro para o trabalho do artista. Trabalho pesado, de pedreiro mesmo.

bombeiro6Como foi a integração do artista com o Posto de Bombeiros?

Melhor impossível, ele ficou aqui por duas semanas inteiras, trabalhando muitas vezes de madrugada quando a massa ainda estava molhada, e conseguiu captar o espírito do bombeiro, sendo que a convivência dele com a gente o fez alterar muitos dos desenhos que ele havia esboçado de início.

Qual foi seu sentimento quando viu a população parando na rua e pedindo para ajudar a pintar o muro?

Isso era exatamente o que eu queria, pois a nossa razão de ser é trabalhar para a população, atendê-la da melhor forma possível utilizando nossos equipamentos e técnicas mais avançadas, e é maravilhoso ter a sociedade perto, estreitar esses laços. As pessoas queriam ajudar como forma de agradeci-mento pelo nosso trabalho, foi muito emocionante.

Os moradores do bairro têm um carinho muito grande por este quartel, como está sendo a reação das pessoas agora com a obra pronta?

O muro está virando ponto turístico, as pessoas param, olham, perguntam, admiram. É um presente para a Vila Mariana e para São Paulo.

por Rodrigo Guedes

Corpo de Bombeiros Posto Vila Mariana

Corpo de Bombeiros Posto Vila Mariana