Cuidado com as enchentes

Dicas Enchentes - Corpo de Bombeiros
Dicas Enchentes - Corpo de Bombeiros

Nessa época do ano, as enchentes tomam conta dos noticiários e preocupam a todos. Por isso, separamos alguns conselhos que podem ajudar nessas situações.

Os sinais de desabamento são um deles, rachaduras nas paredes da residência, no chão do terreno ou nos barrancos, notar que janelas e portas ficam emperradas após fortes chuvas, postes, cercas ou árvores ficam inclinados e saem do prumo, canos com água de chuva ou de esgoto causam infiltrações no terreno ou na encosta. O que fazer nessa hora? Procure a Defesa Civil da sua cidade pelo telefone 199. Faça marcações nas rachaduras, dentro de casa ou no terreno, e verifique a evolução delas, retire sua família e saia imediatamente do local. Muito importante, nunca construa sua casa em encostas, barrancos ou à beira de rios e córregos. Busque informações junto à Prefeitura de sua cidade.

E para ficar sempre atento, consulte sempre a previsão do tempo nos meios de comunicação. Tome conhecimento dos pontos de alagamento e faça rotas alternativas para evitá-los. Antes da época de chuvas, mantenha calhas e ralos da residência limpos. Não jogue lixo nas ruas. Eles são facilmente levados a bueiros e podem causar entupimento.

Programe-se para colocar o lixo em horários próximos à coleta pública. Nunca deixe nas sarjetas. Procure a Prefeitura para saber se sua residência está em área de risco.

Durante um temporal, se estiver a pé, em local seguro, não se aventure em correntezas ou inundações. A força das águas pode derrubar pessoas, basta uma altura de 15 centímetros de correnteza, e até arrastar veículos. Só ande pela enchente se for para sair de uma situação de risco. Siga sempre pelo lado oposto a postes de energia e fique próximo a muros. Não ande pela rua, próximo a sarjetas, existe o risco de cair em bueiros abertos.

Se estiver de carro, nunca enfrente a inundação. O limite de altura da água é a do escapamento, do carro ou da motocicleta. Se for surpreendido por um grande alagamento, abandone seu carro e vá para um lugar seguro. Durante temporais é muito comum a queda de árvores, não estacione o veículo, nem permaneça embaixo delas. Evite passar por pontes ou passarelas improvisadas.

Fonte: Comunicação Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo

Em caso de emergência, chame 193

Se não for uma emergência:
Twitter: @BOMBEIROSSPMESP
Facebook: /CorpoDeBombeirosdaPMSP
www.corpordebombeiros.sp.gov.br